Grande parte dos especialistas em educação acreditam que a ajuda dos pais com os estudos escolares dos seus filhos não é suficiente para que eles mostrem melhora nos seus resultados da escola. Existem diversos fatores que contribuem para isso, como a falta de didática dos pais, comumente têm pouca paciência com as dificuldades apresentadas por seus filhos e até mesmo a relação mãe/pai/filho(a) pode interferir negativamente no processo de aprendizagem.
Graças a esses fatores torna-se mais interessante haver um reforço escolar, além da sala de aula. O seu objetivo é reforçar o que foi aprendido em sala de aula e não substituir o ensino dela. O professor possui um papel fundamental na educação e ensino de crianças e adolescentes. Sendo assim, o professor de reforço escolar é um auxiliar aos ensinamentos e aprendizados passados em sala de aula e é focado na matéria, ou conteúdo em que a criança ou adolescente possui maior dificuldade.
Diversidade de linguagem
Uma das principais vantagens do reforço escolar é receber a mesma informação de outras formas, ou seja, cada professor utiliza formas e métodos diferentes para passar o mesmo conteúdo. Cada criança, ou adolescente, aprende de uma maneira diferente. Alguns assimilam o conteúdo através da escrita, outros através da audição e outros, ainda, pela motricidade. Quanto mais estímulos o aluno receber maior é a possibilidade de estimular a sua forma de aprender. Além disso, o professor de reforço escolar dá total atenção a apenas um aluno, ou um grupo muito menor do que na sala de aula e isso possibilita mais foco, mais atenção e mais formas de passar o mesmo conteúdo.
É fato que crianças e adolescentes que possuem dificuldade de aprendizagem e recebem reforço escolar aumentam consideravelmente a qualidade da sua formação. Muitos pais acabam não entendendo o valor de algo tão simples, mas que pode ser determinante no futuro dos seus filhos. Sabemos que uma boa formação escolar contribui para uma inserção no mundo do trabalho muito mais saudável e prazerosa. Afinal, o que fazemos como profissionais fará parte da vida deles para sempre, quanto mais saudável e conectado com o que essa criança gosta e com o seu propósito mais a sua vida será funcional.
A má fama do reforço escolar
É muito comum que as crianças e adolescentes vejam as aulas de reforço como algo muito desagradável. Quando se dão conta de que terão que dedicar ainda mais tempo aos estudos de um conteúdo que já demonstram dificuldade, e não gostam, elas sentem angústia, ansiedade, entre outras coisas. Porém, este é um pensamento e sentimento que precisa ser mudado para que o objetivo deste momento seja cumprido. Para que isso aconteça são necessárias metodologias e abordagens diferenciadas para que elas não caiam na monotonia e esse sentimento acabe prejudicando todo o aprendizado.
Muitos especialistas reconhecem que há defasagem na assimilação do conteúdo por parte de crianças e jovens e no método de ensino por parte das escolas. Esse fato reforça, ainda mais, a necessidade do reforço escolar com metodologias adaptadas em contraponto às convencionais. Com um profissional focado na criança ou adolescente ele consegue identificar com mais facilidade quais são as dificuldades que ela possui e sabe como contorná-las com métodos que façam sentido. Com o tempo aprender como aquela criança ou jovem aprende e realiza atividades adaptadas a forma de aprendizagem dela.
Você sabia que a Associação Semear Canela possui projetos para crianças e adolescentes de reforço escolar? Isso mesmo! Sabemos o quanto uma passagem saudável pelo aprendizado é fundamental para que eles se desenvolvam e tenham uma relação mais saudável com os conteúdos essenciais ao seu crescimento, bem como em sua inserção no mundo do trabalho.
Fontes: Iped e Educa Mundo.
Nos siga em nossas redes sociais para saber mais sobre o que estamos fazendo na Associação Semear Canela: Instagram e Facebook.
Comments